ESPORTE

Academia da Força Aérea participa de competição entre as Forças Armadas

Dos 650 atletas que disputaram entre 12 modalidades esportivas, 233 são da Academia da Força Aérea
Publicada em: 13/09/2023 11:44
Imprimir
Fonte: AFA, por Capitão Freitas
Edição: Agência Força Aérea

A Academia da Força Aérea (AFA) participou, entre os dias 25/08 e 01/09, da LV NAVAMAER, evento desportivo anual realizado entre as Academias Militares de Formação de Oficiais das Forças Armadas Brasileiras. Ao todo, 650 atletas da Escola Naval (EN), da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da AFA disputaram na AMAN, em Resende (RJ), entre 12 modalidades esportivas, como Atletismo, Basquete, Esgrima, Futebol, Judô, Natação, Orientação, Pentatlo Militar, Polo Aquático, Triatlo e Voleibol.

O objetivo da competição é estimular o espírito de corpo e a integração entre os futuros oficiais das Forças Armadas, além de desenvolver o gosto pela prática desportiva, de modo a estimular os competidores a enfrentar desafios e a superar seus limites como resultado da prática diária de esportes no decorrer dos anos de formação nas academias militares.

A delegação da AFA foi composta por 223 atletas e 55 membros da comissão técnica e apoiadores, que conquistaram diversas medalhas, entre elas uma de ouro pela Equipe de Triatlo, que alcançou o heptacampeonato na modalidade. Esse foi um marco expressivo para a Organização Militar, em razão da prova ter sido disputada somente nove vezes na história da NAVAMAER.

“Nessa edição, tivemos a superação de recordes de mais de quatro décadas. Foram oito dias de muita união e dedicação, em que vimos atletas disputando bravamente cada medalha. No entanto, o mais importante da competição foi a integração entre as três Forças”, destacou o Comandante da AMAN, General de Brigada João Felipe Dias Alves, durante a Cerimônia de Encerramento da LV NAVAMAER. 

Segundo a Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), que organiza o evento em conjunto com as Escolas de Formação, a próxima edição será realizada na AFA, em Pirassununga (SP).

NAVAMAER

As competições entre as Escolas de Formação de Oficiais das Forças Armadas tiveram sua origem na Taça Lage, troféu criado pelo patriarca da família Henrique Lage para uma disputa entre a Escola Naval e a Escola Militar. Após 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, os Cadetes da Escola de Aeronáutica se juntaram aos Cadetes do Exército e aos Aspirantes da Marinha do Brasil.

Em 1951, ficou sob a égide do então Conselho Desportivo das Forças Armadas (CDFA), que, em 1956, passou a denominar-se Comissão Desportiva das Forças Armadas. Em 1962, o Presidente da Comissão Desportiva das Forças Armadas, General de Brigada Floriano Machado, passou a adotar a sigla NAVAMAER para caracterizar as competições realizadas entre Cadetes e Aspirantes. Anualmente, cada uma das Academias se revezam como organização sede do evento.

Fotos: Arquivos SCAER